segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O que é Software Livre?

É bom saber
O termo Software Livre se refere aos softwares que são fornecidos aos seus usuários com a liberdade de executar, estudar, modificar e repassar (com ou sem alterações) sem que, para isso, os usuários tenham que pedir permissão ao autor do programa.
Mais precisamente, Software Livre se refere a quatro tipos de liberdade para os usuários do software.
(fonte: "O que é o Software Livre?"):
1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Notem que os quatro itens acima não fazem nenhuma referência a custos ou preços. O fato de se cobrar ou não pela distribuição ou pela licença de uso do software não implica diretamente em ser o software livre ou não. Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço. Nada impede que uma cópia adquirida por você seja revendida, tenha ela sido modificada ou não por você.
Para que seja possível modificar o software (para uso particular ou para distribuir) é necessário ter o código-fonte. Por isso o acesso aos fontes é pré-requisito para a liberdade do software. Caso ele não seja distribuido junto com os executáveis, deve ser disponibilizado em local de onde possa ser baixado, ou deve ser entregue ao usuário, se solicitado, sem custos adicionais (ou cobrando-se apenas transporte e mídia).
Para que essas liberdades sejam reais, elas têm que ser irrevogáveis, desde que você não faça nada errado; caso o desenvolvedor do software tenha o poder de revogar a licença, mesmo que você não tenha dado motivo, o software não é livre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa do blog!
o país precisa de atitudes como essa para alavancar a educação e a cidadania.
Nós do blog apontador (www.educacional.blog.com) apoiamos e nos protificamos a ajudar no que estiver ao nosso alcance
um abraço
equipe apontador.
www.educacional.blog.com